a falta de documentos tem sido um problema generalizado entre a população. Os desalojados precisam de ajuda para se reinstalarem, em particular na reconstrução das suas casas
a falta de documentos tem sido um problema generalizado entre a população. Os desalojados precisam de ajuda para se reinstalarem, em particular na reconstrução das suas casasCerca de 75 mil pessoas continuam deslocadas no Quirguistão, segundo as estimativas do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR). Os episódios de grande violência, que eclodiram em meados do mês passado, deixaram milhares em grandes dificuldades. Muitos cidadãos perderam as suas habitaçõesou ainda têm medo de retornar a casa. Registam-se várias queixas de abusos policiais.
a falta de documentos de identificação, perdidos durante a fuga, tem sido um dos principais problemas da população. a ausência de comprovativos escritos, quer da própria identidade quer dos bens móveis ou imóveis, dificulta todo o processo de reinstalação. O aCNUR e outras organizações efectuam visitas às comunidades afectadas para as esclarecer sobre os procedimentos a tomar.
Grande parte das pessoas procuram reconstruir as suas casas. Um fardo pesado que exige a ajuda do governo e da comunidade internacional. O aCNUR iniciou a restauração de 550 casas na província de Osh,a mais afectada. apoia ainda a construção de dois estabelecimentos para abrigar famílias desalojadas.