Este número representa 20 por cento da população portuense. Dados revelados num estudo divulgado a 19 de Julho
Este número representa 20 por cento da população portuense. Dados revelados num estudo divulgado a 19 de JulhoO estudo Ilhas, bairros sociais e classes laboriosas na cidade do Porto (1956 – 2006 ), mostra que a maioria dos portuenses que residem em bairros sociais não os quer abandonar. Muitas vezes a casa é um elemento de estabilidade que foi difícil de alcançar. Não vivemos numa sociedade com muitas oportunidades e estas populações não têm os percursos esperados do ponto de vista laboral e de escolaridade , explica o coordenador da equipa do Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Virgílio Borges Pereira realça que muitos dos que ali vivem têm já criadas raízes com o local. Estamos a falar de muitas pessoas com pouco poder , afirma o sociólogo, citado pelo jornal i.
No bairro do Viso, local problemático, apenas 29 por cento admitem o desejo de querer mudar de casa. E 93. 4 por cento mostram-se satisfeitos.
Neste bairro, a taxa de desemprego é de 18. 2 por cento e a média de idades é de 44 anos. 34 por cento completou o ensino primário, 66 por cento tem computador e 99 por cento vê televisão todos os dias.