as áreas protegidas são um importante instrumento na protecção da natureza. O Brasil, considerado líder na matéria, age em defesa das suas florestas
as áreas protegidas são um importante instrumento na protecção da natureza. O Brasil, considerado líder na matéria, age em defesa das suas florestasO Brasil comprometeu-se em proteger, através de unidades de conservação, 30 por cento da amazónia e 10 por cento dos outros biomas: Mata atlântica, Cerrado, Pantanal, Caatinga e Pampa. até Junho de 2010 foram criadas na Mata atlântica mais quatro novas unidades de conservação; outra já existente foi ampliada. Outro objectivo para a região é impediro avançodadesflorestação.
Por ser o detentor da maior biodiversidade do mundo, o Brasil possui uma responsabilidade especial e experimenta diariamente o desafio da conservação e do uso sustentável deste legado, defende a rede WWF, dedicada à conservação da natureza. Um relatório das Nações Unidas sobre biodiversidade classificou o Brasil como o país que criou mais áreas protegidas em todo o mundo, entre 2003 e 2009.
as áreas protegidas, em particular as unidades de conservação, têm sido consideradas como instrumentos dos mais importantes para garantir a conservação da natureza e propiciar a sua contribuição ao desenvolvimento sustentável, explica a organização, no seu site. São hoje estruturas institucionalizadas com atribuições e actividades em prol de um desenvolvimento conservacionista.