O ano em que menos coreanos decidiram casar foi 2009. Mas há outras mudanças: mais casamentos mistos, menos jovens a casar e quem casa, fá-lo mais tarde
O ano em que menos coreanos decidiram casar foi 2009. Mas há outras mudanças: mais casamentos mistos, menos jovens a casar e quem casa, fá-lo mais tardeapresentados pela comissão Estatísticas Coreia, estes dados manifestam uma considerável mudança na sociedade coreana. Mudança que contribui, em certo modo, para o agravamento dos índices de natalidade, entre os mais baixos a nível mundial.
a idade média do casamento dos homens foi de 31 anos e de 28 para as mulheres. Dos 33 mil casamentos mistos, 25. 100 foram entre homens coreanos e mulheres estrangeiras, das quais 81 por cento são oriundas da China, seguidas pelas Vietnamitas e Filipinas. aumentou também o número de coreanas que casaram com estrangeiros: o número dos japoneses diminuiu, enquanto que o número de chineses aumentou, de 200 em 1999, para mais de dois mil em 2009.
É interessante verificar que muitas jovens mulheres decidem investir primeiro na carreira, casando mais tarde que o habitual. Por outro lado, aumenta o número de crianças mistas, as quais sofrem ainda muita discriminação na escola, enquanto que a maior parte das mães estrangeiras têm imensa dificuldade em se adaptar à cultura e à língua.