Dia dos avós, festa de São Joaquim e Santa ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, 26 de Julho, é assinalado com peregrinação ao Santuário de Fátima
Dia dos avós, festa de São Joaquim e Santa ana, pais de Nossa Senhora e avós de Jesus, 26 de Julho, é assinalado com peregrinação ao Santuário de FátimaSerá uma dupla comemoração da data, em Fátima. Para comemorar o Dia dos avós, a Federação das Instituições de Terceira Idade promove, a 25 de Julho, o primeiro encontro nacional de avós e netos. O programa tem início às 9h, com o acolhimento, no Centro pastoral Paulo VI. Segue-se a participação no Rosário, na Capelinha das aparições, às 10h e a Eucaristia, às 12h30, na igreja da Santíssima Trindade. Será presidida pelo presidente da Comissão Episcopal de Pastoral Social, Carlos azevedo.
Depois do almoço há animação, a partir das 15h, no auditório do Centro Paulo VI. O padre Borga apresenta alegrai-vos. Esta peregrinação visa chamar a atenção para o valor e enorme potencial da pessoa idosa e para o reconhecimento e apoio que necessita e merece, da Sociedade e do Estado. Pretende ainda promover a sólida solidariedade inter-geracional, na família e nas comunidades ao mesmo tempo que pretende relevar o papel e a importância da família alargada como garante de uma vida humana com qualidade.
Nos dias 25 e 26 de Julho, o Santuário de Fátima também proporciona um programa especial para avós e netos. assim, às 15h, de domingo, 25 de Julho, haverá acolhimento na Casa de Nossa Senhora das Dores. Às 21h30, os fiéis reúnem-se para rezar o Rosário, na Capelinha. Na segunda-feira, 26 de Julho, pelas 11h, avós e netos participam na missa, na igreja da Santíssima Trindade, com a consagração das famílias.