O coordenador nacional para a infecção da Sida denuncia a existência de «casos pontuais» de discriminação de doentes, nos serviços de saúde
O coordenador nacional para a infecção da Sida denuncia a existência de «casos pontuais» de discriminação de doentes, nos serviços de saúdeHá casos pontuais e o que é importante é denunciá-los todos porque só com essa denúncia e com uma acção sobre cada um desses casos se pode garantir que não se reproduzam no futuro e que melhore verdadeiramente a resposta às pessoas que estão no serviço de saúde, afirmou Henrique Barros, citado pela Lusa. O responsável optou por denunciar para evitar situações semelhantes.
Inicialmente havia o medo do desconhecido, depois há uma discriminação que muitas vezes é associada aos preconceitos e há ignorância quando se imagina que as pessoas adoecem devido aos seus estilos de vida, das suas escolhas pessoais. Mas, adianta o responsável, a situação tem melhorado ao longo do tempo.
Há problemas graves de discriminação no mundo, lamenta o coordenador, lembrando que há países que impedem a entrada de seropositivos no seu território. Felizmente [este impedimento] está a acabar e terminou em países como os Estados Unidos e a China, acrescentou. as declarações de Henrique Barros foram feitas à margem da conferência internacional sobre Sida que decorre em Viena, Áustria, e que reúne 20 mil pessoas, entre investigadores, médicos e membros de diversas associações.