«Devemos saber colher os aspectos positivos de cada povo e da cada cultura», afirma João Nascimento. a relação com os outros depende muito da atitude assumida
«Devemos saber colher os aspectos positivos de cada povo e da cada cultura», afirma João Nascimento. a relação com os outros depende muito da atitude assumidaProcuro, nos lugares por onde eu vou passando, independentemente de ser em África ou na Europa, encontrar também aí uma plataforma, conta o missionário da Consolata. alguém que possa dar mas também receber e de certa forma possa substituir a família, tão importante no percurso de um missionário. No contacto com as comunidades locais, há um crescimento mútuo, considera. Nós podemos, nos dias de hoje, com as possibilidades que há, colaborar e enriquecer imenso as comunidades locais.
Na relação com as pessoas é fundamental saber adaptar-se e pôr os preconceitos de lado. acho que é importante que a nossa casa seja o mundo inteiro, afirma João Nascimento. E há que saber colher os aspectos positivos de cada povo e de cada cultura.
Considera que o importante não é ficar muito tempo num determinado lugar, mas sim viver intensamente esse período. a vida é movimento. Nós como missionários, em um determinado momento, damos aquilo que tínhamos para dar e recebemos aquilo que tínhamos para receber. Depois parece-me bom avançar para partilhar com outros povos aquilo que recebemos.