Ilí­dio Leandro considera que Sínodo diocesano é “uma aposta de grande alcance que tem em vista a renovação”
Ilí­dio Leandro considera que Sínodo diocesano é “uma aposta de grande alcance que tem em vista a renovação”No documento aos presbíteros da diocese de Viseu, o prelado quer que a Igreja seja capaz de acompanhar e iluminar, com um testemunho de vida que provoque o diálogo e convide ao encontro e à comunhão a realidade de hoje. apela ainda ao envolvimento de todos pois todos são indispensáveis para a renovação.
Ilídio Leandro defende que o Sínodo quer ser uma acção e um tempo do Espírito com atenção aos sinais dos tempos , certos de que Jesus está e vai connosco até ao fim dos tempos . O lema do Sínodo diocesano é Em comunhão para a missão . Nestes três primeiros anos de reflexão vai debruçar-se, respectivamente, sobre: Que Igreja somos? Em que mundo estamos? Que desafios e prioridades? .
Depois do Sínodo, o prelado espera que haja um maior conhecimento e uma maior proximidade dos que compõem a Igreja diocesana. Todos nos sentiremos chamados a ser parte da comunidade e a viver em comunhão e todos nos sentiremos enviados, como discípulos em missão , sublinha.