Instabilidade militar e Política não ajuda à consolidação da antiga colónia portuguesa. Mas os desafios significativos podem ser superados
Instabilidade militar e Política não ajuda à consolidação da antiga colónia portuguesa. Mas os desafios significativos podem ser superadosOs recentes acontecimentos na Guiné-Bissau demonstraram uma vez mais a fragilidade na consolidação de uma situação de estabilidade, mas os desafios no país, embora significativos, podem ser superados se forem enfrentados imediatamente, afirmou esta sexta-feira um responsável das Nações Unidas, Joseph Mutaboba.
a 1 de abril, tropas sob o comando do então vice-chefe do Estado-Maior General, antónio N’djai, tomaram o controlo do quartel-general das forças armadas, detiveram o chefe do Estado-Maior General, vice-almirante José Zamora Induta e prenderam por algum tempo o primeiro-ministro Carlos Gomes Júnior.
Nesse dia, elementos militares armados invadiram as instalações da ONU na capital, Bissau, exigindo a libertação imediata do contra-almirante Bubo Na Tchto, que deixou o local depois de assinar uma declaração de que ele saía voluntária e pacificamente.