a rosa de ouro que Bento XVI ofereceu a Nossa Senhora de Fátima, na capelinha das aparições, a 12 de Maio, pode ser vista na exposição «Fátima Luz e Paz»
a rosa de ouro que Bento XVI ofereceu a Nossa Senhora de Fátima, na capelinha das aparições, a 12 de Maio, pode ser vista na exposição «Fátima Luz e Paz»Trata-se de uma peça de ouro, prata, pérolas e mármore, executada nas oficinas de ourivesaria irmãos Tavani (Roma). É constituída por um ramo com quatro rosas de diferentes dimensões, com diversas hastes e folhas.
O ramo de rosas é entrelaçado por um rosário de ouro e pérolas. ao centro um coração de prata, à frente do qual se encontra uma haste de espinhos. a base é constituída por um vaso na cor da prata com decoração incisa, mostrando, ao centro, o brasão, dourado, do Papa Bento XVI e a data XIII-MaII-MMX, explica o director do Museu do Santuário de Fátima.
Esta é a segunda vez que o Santuário recebe uma rosa de ouro, oferta de um Pontífice. No acto da entrega, Bento XVI referiu-se à entrega da rosa de ouro que trouxe de Roma, como homenagem de gratidão do Papa pelas maravilhas que o Omnipotente tem realizado por Vós no coração de tantos que peregrinam a esta vossa casa maternal.
Juntamente com o cálice que o Santo Padre ofereceu ao bispo de Leiria-Fátima, a rosa de ouro pode agora ser apreciada na última sala da exposição Fátima Luz e Paz, patente ao público no edifício da Reitoria do Santuário de Fátima.