Melhorar os hábitos culinários para combater um problema de saúde comum entre as crianças peruanas é o objectivo de um novo livro
Melhorar os hábitos culinários para combater um problema de saúde comum entre as crianças peruanas é o objectivo de um novo livroNo Peru, a anemia atinge níveis preocupantes: em algumas localidadesa doençaafecta70 por cento das crianças. a nível nacional,metade dos petizessofrem deste mal. Falta de energia, falta de ar, palpitações no coração são alguns dos sintomas. a anemia pode ter repercussões sérias na vida futura de uma criança ao nível do desenvolvimento físico e mental.
O Programa Mundial de alimentos acaba de lançar um livro de receitas contra a anemia no Peru. Elaborado por mães peruanas e por chefes de cozinha internacionais, contém mais de 40 receitas. O ingrediente base é a sangrecita confeccionada com sangue de galinha, rica em ferro e de baixo custo. É distribuído a nível nacional, segundo a Rádio das Nações Unidas.
Uma iniciativa desenvolvida pela organização, pelos seus parceiros e pelo Ministério de Desenvolvimento do Peruobteve bons resultados nas proximidades da capital, Lima. O projecto conseguiu reduzir os níveis de falta de ferro na cidade de Nuevo Pachucate de 70% para 18%, em apenas três anos. Promoveu o uso de alimentos ricos em ferro entre as comunidades locais.