Dar a conhecer a África da criatividade e do talento é o objectivo do prémio lançado em 2007. Há que valorizar e divulgar o que o continente pode dar ao mundo
Dar a conhecer a África da criatividade e do talento é o objectivo do prémio lançado em 2007. Há que valorizar e divulgar o que o continente pode dar ao mundoHarubuntu é a história de portadores de esperança e criadores de riqueza africana que testemunham o potencial de África, lê-se no blog dedicado a esta causa. É também o nome de um concurso, lançado pela Organização Não Governamental belga, Echos Communication, em 2007. Reconhece o trabalho de africanos ou africanas, residentes no continente, envolvidos em projectos com mais de seis meses.
O prémio Harubuntu persegue três simples objectivos. O primeiro de entre eles é identificar o potencial de África, homens e mulheres preocupados em desenvolver o continente. O segundo é precisamente comunicar os pontos fortes identificados. Conhece-se melhor a África da miséria do que a África da criatividade, do talento, da afirmação de si própria, explica o jornal afrik.com. O desafio é portanto mostrar o que continente tem para dar ao mundo. O terceiro objectivo é reinventar as relações entre a Europa e África.
a entrega dos prémios decorre em Bruxelas, em Dezembro. Seis pessoas serão premiadas. Três dos laureados receberão cinco mil euros para aplicar no projecto, além de ganharem visibilidade internacional. a fase de candidaturas à edição 2010 já terminou. Inicia-se agora um período de pré-selecção de 15 laureados.