Os bispos portugueses lançaram o desafio com um documento apresentado em Fátima. a diocese onde o instrumento de trabalho foi divulgado está a dar os primeiros passos na reflexão pedida
Os bispos portugueses lançaram o desafio com um documento apresentado em Fátima. a diocese onde o instrumento de trabalho foi divulgado está a dar os primeiros passos na reflexão pedidaOs bispos portugueses lançaram o desafio com um documento apresentado em Fátima. O texto de trabalho mostra o caminho traçado e foi pedida a reflexão a quantos colaboram na vida e missão eclesiais sobre a pastoral que é feita em Portugal. as dioceses estão a dar os primeiros passos na resposta. a de Leiria-Fátima também. a fase de reflexão prolonga-se até Março de 2011.
O Conselho pastoral da diocese que integra o Santuário de Fátima Leiria-Fátima vai disponibilizar uma grelha para ajudar a promover a reflexão em âmbitos mais alargados, como as equipas sacerdotais vicariais, os conselhos pastorais paroquiais e outros grupos que possam e queiram participar também neste itinerário eclesial, explica o vigário-geral da diocese. O padre Jorge Guarda salienta que o Conselho pastoral diocesano, o Conselho presbiteral e os vigários são os primeiros aos quais será solicitado o contributo.
a estes é pedido que reajam na identificação do que verdadeiramente precisam as pessoas, a nível espiritual e humano, e o que tem a Igreja para lhes oferecer. Numa segunda fase devem manifestar-se em relação ao caminho que a Igreja deve seguir para viver e oferecer o testemunho do Evangelho às pessoas de hoje. Todos os grupos estão desafiados a participar.