a embarcação serve de escola aos habitantes de localidades afastadas e com poucas possibilidades de aceder à capital. a ideia surgiu em 1970
a embarcação serve de escola aos habitantes de localidades afastadas e com poucas possibilidades de aceder à capital. a ideia surgiu em 1970Samaúma é o nome do barco que leva a esperança a centenas de habitantes das margens do rio amazonas. Quase mágico pois é um barco escola. Há mais de 30 anos que a embarcação assume uma função educativa, proporcionando dezenas de cursos profissionais às populações. Mais de 31 mil pessoas já beneficiaram dos seus serviços, adiantao sítio da IM Magazine. O barco permanece dois meses em cada município; apenas faz uma pausa nos seus serviços no final do ano.
Os interessados podem estudar a arte da confeitaria industrial, confecção de pão, higiene na manipulação de alimentos, educação alimentar, informática básica e avançada e ainda para a profissão de electricista instalador residencial, modista costureiro, pedreiro, mecânico de motores a diesel, entre outros. Em parceria com o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas, o Samaúma lecciona ainda o curso aprender a Empreender, para apoiar os que sonham em ter um negócio próprio.
Grande parte da população amazonense está situada em zonas remotas e de difícil acesso. apenas sete municípios contam com via terrestre. Por esse motivo, muitas comunidades acabam por não beneficiar dos tratamentos de saúde necessários, educação, entre outros. a iniciativa proporciona assim uma melhor qualidade de vida aos habitantes de localidades afastadas do centro. Permite que as pessoas interessadas tenham a possibilidade de estudar sem terem de se deslocar da sua zona de residência.