Com o objectivo de assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral, realizou-se em Brasí­lia o Iº Congresso Missionário Nacional de Seminaristas
Com o objectivo de assumir a dimensão missionária universal da vocação cristã e presbiteral, realizou-se em Brasí­lia o Iº Congresso Missionário Nacional de SeminaristasDe 4 a 10 de Julho, cerca de 150 seminaristas, 10 formadores e alguns bispos do Brasil reflectiram em congresso sobre a dimensão missionária da vocação do sacerdote. No dizer dos participantes, foi uma experiência enriquecedora e uma festa da alegria e da unidade em prol da missão.
Guiados pelo lema Chamados para estar com Ele e enviados, ao longo dos vários dias de congresso, os seminaristas reflectiram sobre as realidades do campo formativo, nas dimensões voltadas para missão. Por outro lado, tiraram a conclusão de que ainda temos que trabalhar muito para se chegar àquilo que é vontade da Igreja Universal e Latino-americana: despertar a Igreja na américa Latina e no Caribe para um grande impulso missionário.
O sacerdote conferencista almir Magalhães apontou o que chamou armadilhas que bloqueiam a dimensão missionária . O orador pôs o dedo no fechamento em si mesmo aliado do exacerbado individualismo da sociedade moderna e pós-moderna , presente na actividade dos agentes de pastoral, que dá origem ao individualismo grupal. Cada movimento, grupo, pastoral e comunidades tornaram-se tarefeiros, cumpridores de tarefas. Fecham-se no seu pequeno mundo, não olham para o lado e o pior, às vezes, tornam-se competitivos.
a formação intelectual dos seminaristas deverá estar no centro das atenções, não como uma expressão que leve à vaidade, mas que nos qualifique para uma compreensão e prática missionária, afirmou o sacerdote. Os estudos filosóficos e teológicos tenham um claro direcionamento pastoral e missionário por se destinarem à formação dos pastores do Povo de Deus. O Iº Congresso Missionário de Seminaristas brasileiros terminou com uma mensagem dirigida aos senhores bispos, formadores e amigos seminaristas.