Possibilidades que um evento internacional sobre economia solidária pretende avaliar. Cooperação, auto-sustentabilidade e solidariedade são os valores modelo
Possibilidades que um evento internacional sobre economia solidária pretende avaliar. Cooperação, auto-sustentabilidade e solidariedade são os valores modeloEm Outubro, o México acolhe o III Colóquio Internacional de Economia Solidária. O tema central é a Consolidação de alternativas socioeconómicas – Economia Solidária e Lógicas alternativas. O encontro será um espaço de debate e partilha de experiências, com vista à construção de um novo modelo económico. Pretende-se promover alternativas para a sociedade, baseadas em valores como a cooperação, auto-sustentabilidade e solidariedade, informa a agência adital.
Em tempo de crise, estudarnovas metodologiasé muitoimportante. Frente ao reconhecimento do fracasso do sistema económico actual e a necessidade de oferecer alternativas teóricas e práticas surge a economia social solidária, que se apresenta como um novo paradigma com uma visão heterodoxa da teoria económica para incluir a problemática sócio-ambiental na análise económica,defende a Rede Mexicana de Investigação e Estudos em Economia Social e Solidária, uma das organizadoras. O colóquio vai avaliar as potencialidades mas também as deficiências da economia solidária.