Durante o encontro com a comunidade portuguesa, entre diversos elogios, Cavaco Silva lançou o desafio de cada um fazer «alguma coisa para defender Portugal»
Durante o encontro com a comunidade portuguesa, entre diversos elogios, Cavaco Silva lançou o desafio de cada um fazer «alguma coisa para defender Portugal»De visita a Cabo Verde,opresidente portuguêsincentivou a comunidade portuguesa local a organizar-se, tal como os cabo-verdianos fazemem Portugal. Eles que juntos e de forma organizada, lutam pelo desenvolvimento da sua cultura, constatou durante umarecente visita a Oeiras. No arquipélago africano vivem cerca de 12 mil portugueses.
Não terá chegado o tempo de reflectir sobre a organização da comunidade em estruturas mais institucionalizadas que constituam espaços de debate e de reflexão sobre a melhor forma de promover a nossa imagem e cultura, e a língua que partilhamos com Cabo Verde, afirmou o chefe de estado português, segundo o jornal cabo-verdiano, a Semana.
Cavaco Silva elogiou ainda o trabalho realizado pelos empresários lusos no país, em áreas como o combate à pobreza e promoção da educação e cultura. Um exemplo de aplicação que muito tem contribuído para o excelente relacionamento de Cabo Verde e Portugal. Por fim, o dirigente lançou o desafio de cada um, na sua actividade e vida social, fazer, todos os dias, alguma coisa para defender Portugal e a língua e cultura portuguesa.