Encontros com o mundo da cultura e sociedade fazem parte do programa do Pontífice. celebração ecuménica também terá lugar
Encontros com o mundo da cultura e sociedade fazem parte do programa do Pontífice. celebração ecuménica também terá lugar a Santa Sé confirmou oficialmente a visita de Bento XVI acolhendo os convites do governo de Sua Majestade Isabel II, rainha do Reino Unido, e das conferências episcopais católicas de Inglaterra e Gales e Escócia . Será a primeira viagem apostólica deste Pontífice e a segunda de um Papa, desde a época de Henrique VIII. a primeira foi realizada por João Paulo II, em 1982.
Durante a peregrinação apostólica, o Santo Padre visitará Sua Majestade a rainha, no Palácio Real de Holyroodhouse, em Edimburgo (Escócia) , informou o director da Sala de Imprensa da Santa Sé, em comunicado. Frederico Lombardi confirma que Bento XVI presidirá à Eucaristia no Bellahouston Park de Glasgow.
Em Londres, o Pontífice terá um encontro com os representantes do mundo político, cultural e empresarial no Westminster Hall . E participará numa celebração ecuménica na abadia de Westminster que terminará antes do pôr-do-sol, já que nessa altura os judeus entram no Yom Kipur, dia da expiação e o mais importante do calendário judaico. No último dia da visita, presidirá à beatificação do cardeal John Henry Newman. O Reino Unido tem quatro milhões e duzentos mil católicos, numa população de 61 milhões de habitantes.