Conferência «Imigrantes/Emigrantes – Oportunidades sem fronteiras» decorre no âmbito do ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social, a 8 de Julho, no Teatro Viriato
Conferência «Imigrantes/Emigrantes – Oportunidades sem fronteiras» decorre no âmbito do ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social, a 8 de Julho, no Teatro ViriatoO objectivo é reflectir sobre a integração das comunidades nos locais onde se fixaram, tanto em Portugal como noutros países. a iniciativa é da Cáritas Diocesana de Viseu, através do Centro Local de apoio à Integração de Imigrantes (CLaII). Neste painel serão, também, abordadas as questões relacionadas com os movimentos migratórios como o emprego, a relação familiar e a saúde.
a primeira intervenção sobre Imigrantes/Emigrantes decorrerá às 15h15 e terá como moderador o coordenador do programa nacional do ano europeu de combate à pobreza e à exclusão social, Edmundo Martinho. Intervirão o representante da Embaixada de Moçambique, Carlos Manhiça; a representante da Embaixada da Ucrânia, anatoliy Koval; o responsável do Observatório da Imigração; o delegado regional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Viseu, Duarte Castro; um representante do CLaII e a representante da associação ‘Mais Brasil’ do Porto, Renata Silveira. Está ainda prevista a participação do representante da Direcção-Geral dos assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. À noite, pelas 21h, o grupo de teatro Zun Zum sobe ao palco do Teatro Viriato para apresentar a peça ‘Os emigrantes’ de Slawomir Mrozek, seguindo-se um espaço para debate.