Nas prisões femininas do Haiti, há inúmeras mulheres detidas há anos por pequenas infracções ou mesmo sem um motivo válido, em condições desumanas
Nas prisões femininas do Haiti, há inúmeras mulheres detidas há anos por pequenas infracções ou mesmo sem um motivo válido, em condições desumanasCentenas de mulheres desesperam na única prisão feminina do Haiti. as condições de detenção são consideradas cruéis e desumanas. Lá vivem, amontoadas, mais de 300 mulheres, quando apenas deveria receber cerca de 30 pessoas, revela o jornal local, Le Nouvelliste. Muitas mulheres estão detidas há anos, sem nunca terem sido julgadas. Entre elas, encontram-se algumas menores. Uma delas tem apenas 11 anos. Que fazer?, pergunta a directora do estabelecimento, perante a vinda de mais mulheres, sem que se faça justiça.
as organizações de defesa dos direitos humanos denunciam, repetidamente, o inferno que se vive nessas prisões. Porém o esforço permanece sem efeito, pois o problema perdura. Recentemente, o ministro da justiça ordenou a constituição de tribunais dentro das próprias prisões. Uma tentativa frustrada de acelerar os processos. a grande desordem no sistema judicial e os muitos dossiers perdidos impedem que isso aconteça.