Os números oficiais dizem que o número de menores que se prostitui em Portugal tem vindo a descer. Mas a estatí­stica pode ser enganadora
Os números oficiais dizem que o número de menores que se prostitui em Portugal tem vindo a descer. Mas a estatí­stica pode ser enganadora12 crianças foram sinalizadas, no ano passado, pela prática de prostituição. Estes menores têm entre 11 e 15 anos: um menino e três meninas entre os 11 e os 14 anos e sete jovens (três rapazes e quatro raparigas). Os números apontam para uma diminuição que pode não ser real. O Instituto de apoio à Criança (IaC) teme que o crime esteja agora escondido em pensões ou hotéis de luxo.
Eu acredito que ainda há crianças e jovens que estão a ser utilizados por pessoas menos escrupulosas para os fins mais perversos, mas as coisas estão muito camufladas, explica a responsável pela equipa da Área das crianças em contexto de rua do IaC, citada pela agência Lusa. Paula Paco sublinha que alguns jovens relatam encontros em pensões, na Baixa lisboeta, marcados de forma discreta e através de telemóvel ou internet. Não é visível aos nossos olhos, acrescenta.