a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude vai percorrer o país, de 8 a 20 de agosto. Passará também pelas ilhas
a cruz das Jornadas Mundiais da Juventude vai percorrer o país, de 8 a 20 de agosto. Passará também pelas ilhasJovens representantes de todas as dioceses de Portugal receberão a cruz em Santiago de Compostela, a 8 de agosto. Na Eucaristia de encerramento da peregrinação europeia de jovens, a cruz será entregue pelos jovens espanhóis.
a passagem da cruz visa entusiasmar os jovens e animá-los para a próxima Jornada Mundial da Juventude (JMJ) que decorrerá de 16 a 21 de agosto de 2011, em Madrid, Espanha. a cruz irá passar por todas as dioceses e sairá de Portugal em direcção a Lourdes. a XXVI Jornada Mundial da Juventude é subordinada ao tema Enraizados e edificados em Cristo, firmes na fé. O Departamento da Pastoral Juvenil quer encher Madrid, durante estes dias, de jovens portugueses.
a preparar este grande encontro dos jovens do mundo inteiro com o Papa, está já em marcha a operação de voluntariado. assim, quem quiser inscrever-se para apoiar no atendimento e acolhimento aos participantes pode fazê-lo junto da organização das JMJ ou junto do Departamento da Pastoral Juvenil Portuguesa, para integrar um grupo de voluntários portugueses. Estes voluntários receberão vários cursos de formação, entre os quais, um curso de património artístico e cultural da região, para poder orientar os participantes na JMJ sobre como aproveitar os seus dias em Madrid.