Em várias cidades, inclusive na capital, celebrou-se os 50 anos de independência do país. apesar dos progressos, a RD Congo ainda tem uma longa caminhada pela frente
Em várias cidades, inclusive na capital, celebrou-se os 50 anos de independência do país. apesar dos progressos, a RD Congo ainda tem uma longa caminhada pela frenteToda a República Democrática do Congo celebrou, hoje, 30 de Junho, os 50 anos da sua independência. Uma cerimónia que contou com um desfile das autoridades civis, em Kinshasa, capital, marcou este importante dia. Vários chefes de Estado e personalidades internacionais estiveram presentes. Em Kasai Oriental, procedeu-se à entrega de medalhas a 50 pessoas que marcaram a história da província.
Para Ban Ki-moon, um dos presentes nas celebrações, a protecção dos cidadãos continua a ser aprioridade das Nações Unidas. a missão da organização para a estabilização da RD Congo instalou-se em 1999 no país do centro de África. O secretário-geral das Nações Unidas destacou alguns progressos, desde então, como a pacificação de uma grande parte do território e a realização de eleições democráticas.
Contudo, ainda muito pode e deve ser feito a nível do desenvolvimento. O administrador do território de Nyiragongo lembrou que, passados 50 anos, a população continua sem ter acesso à água potável; consome-se água da chuva.