as missionárias da Consolata comemoram em 2010, cem anos da sua fundação. Das 800 religiosas em todo o mundo, nove são portuguesas
as missionárias da Consolata comemoram em 2010, cem anos da sua fundação. Das 800 religiosas em todo o mundo, nove são portuguesasChegaram a Portugal em 1971 e instalaram-se em Lisboa. Só depois constituíram uma comunidade em Corim, Porto. ao longo destes anos de presença em Portugal, abriram uma comunidade em Foz Côa, tendo trabalhado com crianças e idosos.
Em Fátima fundaram uma casa destinada à animação missionária, trabalho de evangelização e apoio ao Santuário. Também aqui, tal como em Foz Côa, haviam de fechar a casa por falta de religiosas. Hoje mantêm uma comunidade de religiosas em Lisboa e outra no Porto.
Fruto da presença em Portugal, foram ao longo dos anos nascendo e crescendo vocações. actualmente são nove as religiosas. a irmã Caridade Oliveira é a primeira religiosa portuguesa. actualmente encontra-se em Corim e, depois de Moçambique, está há mais de uma década em Portugal.
Lúcia Tomaz, natural de Lisboa, encontra-se em Moçambique. ali desempenha as funções de secretária da casa regional, em Maputo. a irmã Conceição Marques, de Santa Catarina da Serra, trabalha na Universidade Católica de Moçambique e acompanha as jovens estudantes que se encontram em Nampula.
a religiosa Cecília de Carvalho, de Barcelos, encontra-se actualmente na comunidade de Venaria, em Turim, na Itália, por motivos de saúde. Mas, no seu apostolado, já passou por Moçambique e por Portugal.
Rio Maior deu à missão a irmã Maria da Silva, actualmente na comunidade de Manaus, no Brasil. ali trabalha na animação missionária e acompanha jovens que pretendem ser missionárias. Palmira Coelho, de Valongo, já trabalhou no Brasil, onde contactou com os presos, e na argentina. Está em Itália, actualmente, e virá em agosto a Portugal, para festejar bodas de profissão religiosa.
a irmã anistalda Babo, de Paço de Sousa encontra-se actualmente a trabalhar na Guiné-Bissau, em Empada, na catequese e na missão que possui um dispensário. Graça amado, de Leiria, encontra-se em missão na Colômbia, tendo trabalhado com as comunidades indígenas. a outra religiosa de nome Graça, Lameiro de sobrenome, de Pousos, Leiria, encontra-se também na Colômbia. ali tem um programa de formação nas áreas indígenas.