O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social considera ser «manifestamente insuficiente» o compromisso do Conselho Europeu de retirar da pobreza 20 milhões de pessoas, até 2020
O Fórum Não Governamental para a Inclusão Social considera ser «manifestamente insuficiente» o compromisso do Conselho Europeu de retirar da pobreza 20 milhões de pessoas, até 2020O FINGIS acolhe a Estratégia Europa 2020 com agrado, mas sublinha que é fundamental que os estados-membros tenham em consideração os três indicadores de medição da pobreza. São eles: a pobreza relativa, a privação material e os agregados familiares nos quais existam pessoas em situação de desemprego.
O Fórum defende que haja critérios e métodos comuns na definição e cálculo das taxas de risco de pobreza e sublinha a necessidade de, entre 2010 e 2020, ser feita uma avaliação de diagnóstico de falhas e redireccionamento de políticas. Para o FINGIS, a resposta política à actual crise económica mundial fez despoletar um conjunto de medidas cujo impacto aumenta e continuará a aumentar os índices de pobreza. as últimas estatísticas apontam para uma taxa de risco de pobreza de 18 por cento em Portugal. Para que o impulso no combate à pobreza não se perca e se reforce, este organismo propõe que a União Europeia declare a próxima década como a Década de combate à pobreza.