O Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, tem patente a exposição temporária “Missanga minha ” as Missangas nos adornos africanos”
O Museu de arte Sacra e Etnologia, dos Missionários da Consolata em Fátima, tem patente a exposição temporária “Missanga minha ” as Missangas nos adornos africanos”Composta por trinta peças que habitualmente se encontram nas Reservas do Museu, esta exposição pretende mostrar a variedade de aplicações de missangas nos mais diversos objectos africanos. assim, o visitante poderá admirar a profusão de cores aplicadas em vestes, colares, brincos, pulseiras e até em recipientes de uso doméstico.
Objectos oriundos de vários povos africanos que a todos fascinam, como por exemplo, os Samburu, Maasai, Turkana e Rendilhe, chegaram ao museu fruto da recolha missionária desde o início do século XX. No espaço expositivo, o visitante poderá ainda participar na elaboração de um colar de missangas de 20 metros.
Durante longos séculos, estes povos africanos criaram inúmeras e complexas decorações, apenas com fios e contas feitas a partir de pedras preciosas, de cerâmica e de simples sementes ou pedaços de vidro. as decorações com contas, que estes diversos povos utilizam, não reflectem só a sua criatividade mas, também, as suas crenças e tradições.
as contas começaram a ser usadas como símbolo de status social, para distinguir as classes sociais e também para protecção espiritual. aplicavam-se em colares, cintos, sandálias, bordadas no vestuário e até utilizadas nos adornos funerários. a exposição poderá ser visitada de terça a domingo das 10h00 às 19h00, até ao dia 29 de agosto de 2010. Visitas guiadas por marcação prévia, por telefone 249 539 470 ou e-mail.