« a liberdade e a igualdade em regime cristão» dão o mote para as «Tardes de Setembro», uma iniciativa do Instituto de São Tomás de aquino que decorre em Lisboa e Porto
« a liberdade e a igualdade em regime cristão» dão o mote para as «Tardes de Setembro», uma iniciativa do Instituto de São Tomás de aquino que decorre em Lisboa e PortoNo ano do centenário da República em Portugal, as Tardes de Setembro vão permitir a reflexão sobre os tipos de veridicção com que as verdades (o Credo), com que o mundo e a República) emblematicamente se apresenta, esclarece o frade dominicano, responsável pelo Instituto de São Tomás de aquino. Podemos discutir acerca da liberdade, mas sabemos do que se trata. Podemos dar uma definição assaz estrita da igualdade. Mais difícil é falar da fraternidade, afirma o presidente do Instituto de São Tomás de aquino (ISTa). a razão dessa dificuldade deve-se à questão das diferenças, mais visível no interior do processo político que tem como limite essencial, o face-a-face com o inimigo, salienta José augusto Mourão, socorrendo-se do filósofo Badiou.
as sessões vão decorrer em Lisboa e Porto. Na capital, decorrem nos dias 16,17 de Setembro, às 18h, no convento de São Domingos. No primeiro dia será analisado o tema Liberdade e responsabilidade humanas no antigo Testamento, pelo frei Francolino GonçAlves. O padre Tolentino de Mendonça fará uma intervenção, no dia 17, sobre Foi para a liberdade que fostes chamados. No terceiro e último dia, a conferência decorrerá às 10h e será orador o presidente do ISTa, José augusto Mourão. Um entre os outros (à escuta do outro) será o tema abordado.
No Porto, os encontros realizam-se a 22, 23 e 24 de Setembro, sempre às 17h, no centro paroquial de Cristo-Rei. O bispo auxiliar de Braga, antónio Couto é o orador do primeiro dia com uma análise sobre O Deus libertador (antigo Testamento). No dia 23, o director do Secretariado Nacional da Pastoral da Cultura abordará o tema Foi para a liberdade que fostes chamados, o mesmo que analisou em Lisboa. E também José augusto Mourão reflectirá sobre Um entre os outros (à escuta do outro) como também fará em Lisboa. as inscrições devem ser efectuadas antes das conferências e têm um custo de cinco euros.