Grande parte do país está hoje pacificado. Mas no Leste congolês, a violência marca o quotidiano. “ainda há muito a fazer”, reconhece chefe da missão de paz
Grande parte do país está hoje pacificado. Mas no Leste congolês, a violência marca o quotidiano. “ainda há muito a fazer”, reconhece chefe da missão de pazUma grande parte do território da República Democrática do Congo (RDC) vive actualmente em paz, mas permanecem um conjunto de desafios, especialmente na região leste onde a violência continua, de acordo com um enviado da ONU.
Estou a sair da República Democrática do Congo com um sentimento de satisfação, de que temos conseguido muita coisa juntos, mas também a saber que ainda há muito a fazer, sublinhou alan Doss, o representante especial do secretário-geral das Nações Unidas para a RDC.
Doss, cujo mandato como chefe da missão da ONU na RDC (a MONUC) termina no final deste mês, defendeu uma série de ganhos obtidos durante os dois últimos anos e meio, para notar os progressos na pacificação desta vasta nação africana.