«O Senhor mostrar-me-á o caminho da vida; a seu lado, viverei na plenitude da alegria”, reza o salmo 15
«O Senhor mostrar-me-á o caminho da vida; a seu lado, viverei na plenitude da alegria”, reza o salmo 15Era uma vez um senhor cristão que nunca tinha participado num retiro espiritual na sua vida. Um amigo levou-o a um destes eventos durante um fim-de-semana. Voltou para casa cheio de boa vontade e presença de Deus. a oração que mais repetia durante o dia era: Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo… . Tendo-se desleixado bastante na sua prática religiosa, com o passar das semanas, a oração que mais murmurava era: assim como era no princípio, agora e sempre.
a vida do verdadeiro cristão deve ser iluminada por uma ideia certa acerca de quem é Jesus, nosso Salvador, e de quem somos nós cristãos que queremos segui-l’O como seus verdadeiros discípulos. Por exemplo, no evangelho do 13º Domingo, Cristo adverte-nos: Quem põe mão à charrua e depois se fica a olhar para trás, não serve para o Reino dos Céus (Lucas 9, 62). O discípulo de Jesus é um trabalhador incansável na messe do Reino de Deus. E deve saber que seguir Jesus não dá automaticamente direito a receber toda a qualidade de bens que nos vem à cabeça pedir a Deus. De facto Jesus dizia: as raposas têm as suas tocas e as aves do céu os seus ninhos, mas o Filho do Homem não tem onde encostar a cabeça.
as afirmações de Jesus Cristo têm implicações ponderosas para nós. Crer significa aceitar algo ou alguém como verdade que se deve viver, pôr em prática. Verdade que nem sempre é fácil, se lermos a afirmação que Jesus apresentou aos seus discípulos e a todo o cristão: ao lado da glória de pertencermos à família de Deus, Cristo proclama que devemos também aceitar e carregar todos os dias com as nossas cruzes. Dar testemunho de Jesus ao mundo é crucificante. Explicavam Paulo e Barnabé aos cristãos de antioquia: Temos de sofrer muitas tribulações para entrarmos no Reino de Deus, lê-se nos actos dos apóstolos 14. Desta maneira, cada discípulo de Cristo torna-se um colaborador na salvação operada por Jesus.
Mas que tribulações? São os problemas normais ou excepcionais da nossa vida quotidiana.como dizia o anjo aos Pastorinhos em Fátima: De tudo oferecei um sacrifício ao Senhor!. assim escreveu um dos nossos grandes poetas: Quem quer passar além do Bojador, tem de passar além da dor!. E depois explica com uma afirmação de alto quilate: Tudo vale a pena se a alma não é pequena (Fernando Pessoa). E Cristo, esse sim, vale bem a pena!