Missionário é o mensageiro, o portador de uma mensagem, os pastorinhos a quem a
Virgem apareceu foram os mensageiros da palavra do Senhor
Missionário é o mensageiro, o portador de uma mensagem, os pastorinhos a quem a
Virgem apareceu foram os mensageiros da palavra do SenhorQuando falamos em missionários associamos essa palavra àqueles que seguem ou são enviados para países de outros continentes, mas o conceito é muito mais abrangente. Para se ser missionário não é necessário ingressar numa ordem ou instituto (em certos aspectos é aconselhável), para isso basta abrir o nosso coração e acolher o espírito do Senhor que disse aos apóstolos Ide e ensinai (Mateus 28,19).
a proclamação missionária consiste em anunciar que a salvação é oferecida a cada um na pessoa de Jesus Cristo e para tal é preciso estar imbuído do desejo de servir o próximo e mais que isso, de viver em si a causa do amor ao próximo. Qualquer pessoa poderá ser missionária desde que aceite a proclamação da verdade revelada por Cristo como o caminho obrigatório para acompanhar os homens até à salvação.
Poderemos ser missionários no dia-a-dia? É evidente que sim, mesmo através de pequenas coisas a que, por vezes, damos pouca importância, mas que para aqueles com quem convivemos podem tocar o coração. Ser missionário apenas da palavra de Cristo é redutor e diz pouco para aqueles que sentem outro tipo de carências – não se pode pregar a estômagos vazios – é preciso também dar resposta às necessidades primárias da vida que as pessoas sentem.
Que fazia Jacinta como sacrifício para oferecer ao Senhor? Dava a sua parca merenda àqueles que precisavam ainda mais, aos que considerava pobrezinhos. Nós poderemos não ter possibilidades de ofertar bens materiais (se tivermos, devemos fazê-lo), mas teremos outros meios para ajudar aqueles que deles carecem.
Cristo veio pregar o amor, dando a Sua palavra como penhor de salvação. Curou enfermos, ressuscitou Lázaro, mas também atendeu a pequenas coisas que eram importantes para as pessoas, como fez nas bodas de Caná, transformando água em vinho, a pedido de sua mãe. Ser missionário é estar atento às carências espirituais e materiais dos que nos rodeiam, a partir daí encontraremos os meios para exercer o primado do amor que Cristo instituiu e deseja para todos nós.