Minutos antes do começo do jogo, um seminarista da Consolata, João amâncio, explicou à Fátima Missionária como está a viver esta experiência em Portugal
Minutos antes do começo do jogo, um seminarista da Consolata, João amâncio, explicou à Fátima Missionária como está a viver esta experiência em PortugalO jogo Portugal -Brasil decorre. Milhões de pessoas assistem pelo ecrã ao importante espectáculo desportivo com grande emoção e expectativa. Já conheci pessoas aqui, então também já amo Portugal. Mas mesmo assim o coração ainda está látorce pelo Brasil, confessa o seminarista,natural doBrasil,a viverno Cacém. Nos últimos dias, ouviu muitas brincadeiras e até pequenas provocações dos novos amigos portugueses: agora, desta vez, vocês é que vão perder. Nós [Portugal] é que vamos ganhar! Às mesmas, respondeu sempre: Vamos esperar. Vamos ver.como resultado, arrisca um2 – 0a favor do Brasil.
Estar sozinho entre portugueses a puxar pela selecção brasileira é mais difícil. Mas é amoroso, é gostoso porque cada um torce pelo seu partido, afirma. É a segunda vez que passa por uma situação deste género, num Mundial de Futebol. E agora diz: Se depois o Brasil não passar, então eu vou torcer por Portugal. Explica: Estão a ensinar-me a fazer com que Portugal seja a segunda nação do meu coração.
João amâncio nota alguma diferença no clima de festa que em Portugal considera inferior. aqui vejo que as pessoas estão mais retraídas. Não têm tanta vibração. as pessoas não dão tanta importância. a maioria mesmo não se envolve, constata desde o começo do Mundial. No Brasil, saímos à rua e percebemos que naquele dia vai haver jogo. É uma grande festa: as pessoas falam, brincam, conversam num clima de grande expectativa e patriotismo.
No Brasil, o futebol é o desporto predilecto da população. Está inserido na cultura. a diversidade de raças criou uma alegria. as próprias pessoas ficam contentes quando há grandes eventos mundiais. Saem à rua, vibram, explica. a grande maioria das crianças manifestam cedo um grande interesse pelo futebol, sendo a bola um instrumento que muitos têm em casa.