O programa «Saneamento Total Liderado pela Comunidade» vai abranger cinco províncias, inicialmente. O objectivo é revitalizar a saúde dos angolanos
O programa «Saneamento Total Liderado pela Comunidade» vai abranger cinco províncias, inicialmente. O objectivo é revitalizar a saúde dos angolanosO governo angolano desenvolve um projecto de saneamento ambiental, que deverá beneficiar 16 municípios de cinco províncias. Os custos do programa estão avaliados em 99 milhões 891 mile 800 kwanzas [um euro equivale a 113 kwanzas]. Na sua execução conta com a colaboração de entidades internacionais, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Comunidade Europeia, adianta a agência angop.
O projecto tem duração de três anos. Numa fase inicial, será aplicado nas províncias de Bié, Luanda, Moxico, Cunene e Huila; numa segunda fase deverá estender-se a outras províncias do país. Visa o bem-estar das comunidades, melhorando o meio ambiente. antónio de Menezes, representante do Ministério do ambiente, explicou que o projecto se insere no programa de revitalização da saúde e combate a doenças como a malária.
a sensibilização da população é uma parte importante do processo. É necessário erradicar o hábito ainda muito enraizado das casas de banho ao ar livre, devido à escassez de serviços de saneamento.