Os países em desenvolvimento receberam 410 milhões de turistas em 2009. O sector é uma importante fonte de rendimento e pode ajudar no combate à pobreza
Os países em desenvolvimento receberam 410 milhões de turistas em 2009. O sector é uma importante fonte de rendimento e pode ajudar no combate à pobreza a Organização Mundial do Turismo (OMT)comprometeu-se em promover acções no âmbito dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio para 2015. a agência considera que o sector pode contribuir no combate à pobreza, igualdade de género, sustentabilidade, entre outros.
O turismo é bastante importantenos países menos desenvolvidos, pois representa 45 por cento das exportações; é também uma importante fonte de emprego. Segundo a agência da ONU, os países em desenvolvimento receberam 410 milhões de turistas em 2009, isto é 47% do total mundial.
Um dos grandes objectivos é desenvolver um sistema turístico que respeite o ambiente. Em muitas comunidades o turismo tem sido uma das formas, através das receitas que gera, de preservar muitos recursos relacionados à biodiversidade, afirmou Sandra Carvão, directora da comunicação da OMT, à rádio das nações Unidas.