a diocese de Leiria homenageia o antigo bispo João Venâncio, na passagem dos 25 anos da sua morte. Celebração recorda a sua figura e a sua acção pastoral
a diocese de Leiria homenageia o antigo bispo João Venâncio, na passagem dos 25 anos da sua morte. Celebração recorda a sua figura e a sua acção pastoralEntre Julho e Dezembro deste ano, realizar-se-ão diversas iniciativas para recordar, agradecidos, a vida e o ministério de João Venâncio, salienta o padre armindo Janeiro. O primeiro deste conjunto de momentos para homenagear o antigo bispo decorre a 13 de Julho. Durante a celebração da dedicação da Sé catedral, pelas 21h, lembraremos os padres que ele ordenou, as comunidades paroquiais que fundou, os institutos de vida consagrada que acolheu na Diocese e as instituições que criou, refere o coordenador da Comissão organizadora.
a 12 de Outubro, por ocasião da peregrinação aniversária ao Santuário de Fátima, serão publicadas as comunicações proferidas no centenário do seu nascimento (2004) e será evocado o trabalho do prelado na difusão da mensagem de Fátima em todo o mundo. ainda em Outubro, a 24, na reabertura ao culto da igreja paroquial de Monte Redondo, será feita uma romagem ao cemitério onde repousam os restos mortais de João Pereira Venâncio.
Na Solenidade da Imaculada Conceição, padroeira do seminário de Leiria, a 8 de Dezembro, pelas 15h30, será lembrado o trabalho do bispo como formador de seminaristas e de padres e os seus esforços como o grande impulsionador da construção do edifício do Seminário. Nesse dia será feita a bênção da primeira fase das obras de reconstrução, já concluídas, e que se destinam à comunidade do Seminário e à casa de retiros. Nesse dia assinala-se, também, a ordenação episcopal de João Venâncio e da sua entrada solene na diocese, como bispo residencial.