O alerta é do bispo do Porto: Só as redes sociais e de vizinhança têm impedido que a situação social portuguesa «expluda»
O alerta é do bispo do Porto: Só as redes sociais e de vizinhança têm impedido que a situação social portuguesa «expluda»Mas temos de pensar não apenas em termos imediatos. Portanto, tenhamos cuidado, abramos os olhos e sejamos mais solidários, porque é da nossa própria sobrevivência que se trata, afirmou Manuel Clemente. O prelado pediu que as respostas sociais imediatas se concentrem nos desempregados de meia-idade sem formação para um mercado de trabalho que exige crescente especialização.
O bispo salientou que o regresso ao mundo laboral é mais complicado para pessoas que estão a meio da vida e já não têm a disponibilidade para aprender que tinham na juventude, na altura sem resposta. Para esses, é preciso uma resposta estrutural que, como sociedade, estamos todos à procura, disse aos jornalistas, à margem da apresentação do livro O que sabemos sobre a pobreza em Portugal?.