Para as operações de paz serem bem sucedidas no terreno faltam meios humanos, materiais e financeiros. apoio dos Estados é fundamental
Para as operações de paz serem bem sucedidas no terreno faltam meios humanos, materiais e financeiros. apoio dos Estados é fundamental a necessidade de garantir que as Nações Unidas estão preparadas com recursos humanos, materiais e financeiros necessários, bem como contar com o apoio dos Estados-Membros, para que as operações de paz sejam bem sucedidas no terreno, foram sublinhadas por responsáveis da ONU no 10º aniversário de um relatório sobre este problema-chave.
Um debate temático da assembleia Geral deste organismo, intitulado Paz das Nações Unidas – Olhando para o Futuro, examina os actuais desafios e as oportunidades para a paz desde o relatório de 2000, então produzido pelo grupo em operações de paz da ONU, presidido por Lakhdar Brahimi, antigo representante especial do secretário-geral da organização.
O Relatório Brahimi, como ficou conhecido, é um marco na evolução das operações de paz das Nações Unidas, apontou o secretário-geral Ban Ki-moon, sobre a importância do mesmo para o debate que agora se inicia.