91 por cento dos portugueses considera que a pobreza no país aumentou ao longo do último ano
91 por cento dos portugueses considera que a pobreza no país aumentou ao longo do último anoEsta é a segunda percentagem mais elevada de toda a UniãoEuropeia. O eurobarómetro divulgado pela Comissão Europeia revela que um em cada seis europeus declara ter constantemente dificuldade para pagar as despesas correntes.
Os portugueses estão entre os que admitem estar com maiores dificuldades para cumprir os seus compromissos financeiros. Subiu seis por cento o número de questionados que assumiu ter-se atrasado em alguns ou muitas das suas contas, adianta o Público.
Preocupados com a capacidade de conseguir pagar as contas relativas à saúde familiar estão 47 por cento dos portugueses. E 69 por cento assumiu ainda estar muito preocupado ou relativamente preocupado com a possibilidade dos seus rendimentos não lhes permitir viver uma velhice digna.
O inquérito foi efectuado entre 18 e 22 de Maio, tendo sido questionadas 1. 005 pessoas, 695 através de telefone fixo e 310 via telemóvel em Portugal. Já foi realizado depois do compromisso assumido pelos dirigentes da União Europeia de retirar 20 milhões de europeus da pobreza e da exclusão social na próxima década.