Cidadãos da Guatemala deslocam-se para o continente americano, em trabalho temporário. No país da américa Central, 51 por cento da população vive na pobreza
Cidadãos da Guatemala deslocam-se para o continente americano, em trabalho temporário. No país da américa Central, 51 por cento da população vive na pobrezaaté ao final do mês de Junho, um milhar de migrantes guatemaltecos deverão seguir para o Canadá em trabalho temporário. Os contratos de trabalho, traduzidos em espanhol, variam entre os 4 e 8 meses. Os trabalhadores vão dividir-se por 144 empresas; contudo a maioria, cerca de 90 por cento, deverão concentrar-se na região do Quebec, nas proximidades da cidade de Montreal. Os restantes seguirão para alberta, British Columbia e Ontário.
Esta iniciativa integra o Programa de Migração de Trabalho Temporário da Organização Internacional para as Migrações (OIM). Este iniciou-se em 2003 e envolveu 14 mil migrantes. Os trabalhadores são assistidos antes de partirem para o destino. Recebem informações sobre as condições de trabalho, tais como os salários, férias, e até eventuais acidentes, e sobre os serviços médicos, alimentação, impostos e documentação necessária. a OIM está presente durante todo o processo: recruta os cidadãos, trata das burocracias, prepara a viagem e presta assistência no próprio aeroporto.