O Conselho pastoral diocesano de Lisboa salienta que o texto da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a renovação pastoral foi assumido já como documento de trabalho
O Conselho pastoral diocesano de Lisboa salienta que o texto da Conferência Episcopal Portuguesa sobre a renovação pastoral foi assumido já como documento de trabalhoO documento de trabalho divulgado no final da última reunião da assembleia plenária dos bispos portugueses já foi trabalhado pelos conselheiros na reunião de 19 de Junho. É necessário que a Igreja se conheça de forma concreta e no meio onde vive; há a necessidade de se procurar uma presença mais activa nos espaços públicos e privados, defende o Conselho pastoral diocesano, em comunicado. Para os participantes do encontro a crise é uma oportunidade para um revigoramento da vida espiritual. E há cada vez mais, uma sede de infinito nas pessoas.
Outro ponto de extrema importância diz respeito a considerar novas formas de criar um espírito permanente para novas ousadias pastorais, salienta o comunicado final do encontro. O estrondo de silêncio após a visita do Papa é algo de positivo que pode ajudar os cristãos a reflectirem num esforço que deve ser desenvolvido num espírito de renovação vocacional e missionário. a Igreja precisa de ser cada vez mais missionária – ir ter com os outros sem esperar que eles venham ter connosco; é, por isso, necessário arrumar primeiro a Igreja para que haja maior força no anúncio.