Há famílias que quando pedem ajuda, já têm o serviço de luz, água ou gás cortados há alguns dias
Há famílias que quando pedem ajuda, já têm o serviço de luz, água ou gás cortados há alguns diasSão dezenas, os pedidos de ajuda às famílias que chegam à associação de Defesa do Consumidor (DECO). a maior parte quando pede ajuda, já tem o serviço (luz, água ou gás) cortados há alguns dias, afirmou à Lusa, Natália Nunes.
O gabinete de apoio ao sobreendividado ainda não contabilizou o número de casos, mas garante que são algumas dezenas de situações. Natália Nunes aconselha as famílias a perante uma situação de dificuldade, contactarem de imediato as empresas. E admite que um acordo de pagamento faseado não é suficiente para resolver o caso.
Situações como esta são comuns a todo o país, afirmou Eugénio Fonseca. O presidente da Cáritas refere que, cada vez, com mais frequência, as pessoas se vêem desprovidas de meios para satisfazer as necessidades básicas.
Para evitar situações de maior drama, o presidente da Cáritas defende que empresas como a EDP devem rever a sua posição e abdicar de lucros em favor das pessoas com menos recursos e, em situações em que comprovadamente as pessoas não tenham condições, alguém tem de assumir a responsabilidade.