Portugal recebeu 69 pedidos de asilo, até 16 de Junho. Foram concedidos cinco estatutos de refugiado e 24 autorizações de residência por razões humanitárias
Portugal recebeu 69 pedidos de asilo, até 16 de Junho. Foram concedidos cinco estatutos de refugiado e 24 autorizações de residência por razões humanitáriasas nacionalidades dos requerentes de asilo são maioritariamente de cidadãos provenientes do continente africano, nomeadamente da Guiné Conacri, República Democrática do Congo, e alguns da Nigéria e do Gana, bem como do continente americano, em especial da Colômbia, adianta o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF). Os dados constam de um documento divulgado no Dia mundial do refugiado, 20 de Junho. Em 2009, Portugal reinstalou 12 cidadãos da República Democrática do Congo, provenientes da Tanzânia, quatro iraquianos que se encontravam na Síria, 10 do afeganistão, três etíopes e um somali, todos provenientes da Ucrânia.
Dos 69 pedidos de asilo registados em 2010, os restantes que ainda não tiveram resolução, encontram-se em fase de análise e instrução, para posterior apresentação ao ministro da administração Interna. Portugal já reinstalou 11 cidadãos estrangeiros, informa o SEF. até final do ano, o país vai receber seis cidadãos beneficiários de protecção internacional, que se encontram em Malta, depois de um compromisso assumido de recolocação de refugiados que se encontram noutros países da União Europeia.