a família Missionária da Consolata festeja, hoje, 20 de Junho, o dia da sua padroeira, Nossa Senhora, venerando-a com o título de Consolata
a família Missionária da Consolata festeja, hoje, 20 de Junho, o dia da sua padroeira, Nossa Senhora, venerando-a com o título de ConsolataO beato José allamano, fundador do Instituto, dizia: a Virgem Santíssima, sob o título de Consolata, é nossa Mãe e nós somos seus filhos. O desafio que se coloca aos muitos elementos e amigos que integram esta família é ser como ela, consoladora. Sobre isso escreveu o fundador: Não se pode dar a Nossa Senhora outro título melhor do que este: Consoladora dos aflitos, dos tristes e dos desesperados.
Em Porto e Cacém, onde os missionários da Consolata têm comunidades, a festa inclui a celebração solene da Eucaristia e também outras actividades de cariz lúdico e cultural. Em Fátima, a data é assinalada hoje, mas o ponto alto será no próximo domingo, com a festa dos missionários da Consolata e respectivas famílias. Neste ano especial para as missionárias da Consolata, já que festejam os cem anos da fundação do braço feminino do Instituto, a data não vai passar em branco.
É preciso fazer tudo como Maria: devemos tomá-la como exemplo em todas as nossas acções e agir como ela agiria se estivesse no nosso lugar. a frase, em quatro línguas: português, italiano, inglês e suaíli, está a ser enviada pelos Leigos Missionários da Consolata de Portugal a outros membros da Família Missionária da Consolata espalhados por todo o mundo, neste dia.