Bispos portugueses querem ver interpelações e discursos do Papa, proferidos durante visita a Portugal, aplicados na vida das igrejas locais
Bispos portugueses querem ver interpelações e discursos do Papa, proferidos durante visita a Portugal, aplicados na vida das igrejas locaisas interpelações lançadas aos vários sectores da vida pastoral merecem cuidadosa atenção e serão acolhidas no modo de repensar e estruturar a Igreja, no incentivo inovador da caridade, na valorização missionária e nas propostas de uma cultura credível e convicente, defendem os bispos portugueses. Da assembleia plenária extraordinária da Conferência Episcopal Portuguesa, reunida em Fátima, sai o apelo para que a mensagem do Papa aos cristãos e à Igreja, durante a visita efectuada ao país, de 11 a 14 de Maio, não passe em branco.
Os prelados defendem que os discursos do Santo Padre devem ser reflectidos e rezados, a fim de que se tornem operativos. assim, os discursos e homilias poderão ser aplicados em cursos e retiros, entre outras iniciativas. O objectivo – salientam – é pôr a render este material, de modo a que as igrejas locais se revitalizem.