O alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados quer ver a comunidade internacional a enfrentar bem a imigração
O alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados quer ver a comunidade internacional a enfrentar bem a imigraçãoEm tempo de crise, aumentam as atitudes de medo em relação aos estrangeiros, que servem de bode expiatório, a par dos governos, defende antónio Guterres. Também no seio da União Europeia há trabalho a fazer com os governos e a Comissão Europeia, acrescentou o português, citado pela TSF.
O antigo primeiro-ministro alerta que por falta de oportunidades do movimento legal, os refugiados vêem-se obrigados a recorrer a circuitos onde os seus direitos humanos são dramaticamente violados. O responsável inicia esta terça-feira, 15 de Junho, o segundo mandato à frente da agência humanitária das Nações Unidas (ONU).
antónio Guterres considera que os países tem direito a definir as suas próprias políticas de migração, mas a protecção dos refugiados é um dever de acordo com o direito internacional, por isso nas gestão das fronteiras tem de haver sensibilidade. E são os países pobres, os mais generosos, e por isso, os países que mais acolhem refugiados, disse.
O responsável pelo aCNUR não acredita que, até 2012, surja um sistema comum de asilo. Se queremos ter um espaço de livre circulação, as regras de asilo devem ser semelhantes, defendeu. Para tal é necessário boas práticas que se têm afirmado a nível intencional e não pelo mínimo denominador comum. a ajuda aos refugiados teria um investimento muito mais baixo do que aquele feito para salvar os bancos europeus, lembra.