50 mil crianças participaram na peregrinação das crianças. Há quem venha pela primeira vez, outros já são presença habitual em Fátima
50 mil crianças participaram na peregrinação das crianças. Há quem venha pela primeira vez, outros já são presença habitual em FátimaFilipe Cruz tem 8 anos e vem da paróquia de Nossa Senhora da assunção, de Faro. Veio no dia anterior à peregrinação, a 9 de Junho. Durante a tarde ofereceu uma flor a Nossa Senhora, na Capelinha das aparições. Na tarde do mesmo dia visitaram os túmulos dos videntes, na basílica e foram conhecer o Museu de Cera da cidade.
No seu passeio por Fátima, habitualmente visitam também os Valinhos. É ali, normalmente, o primeiro local de paragem em Fátima. Mas a chuva trocou-lhes as voltas e este foi o último ponto de paragem antes de regressarem ao algarve.
Filipe é um dos 50 miúdos, que veio neste autocarro do sul. É um futebolista de primeira e no próximo ano pastoral será baptizado e fará a primeira comunhão.
Esta foi a quarta peregrinação em que participou. Contribuiu, também, na feitura da flor que traziam ao pescoço com a inscrição Sim. E porquê esta palavra? Se queremos agradecer, dizemos logo sim, explica o pequeno. Sim, porque quero agradecer porque ele (Jesus) morreu por nós.
Filipe queria ficar mais um dia, mas no dia seguinte era necessário ir à escola. É bom vir a Fátima. O problema é que chove muito, comenta com ar solene. E de facto, durante alguns momentos durante a Eucaristia, choveu.
Catarina Costa é outra das meninas que vêm habitualmente à peregrinação das crianças. Tem 10 anos e frequenta o 5º ano de catequese. Nas mãos tem um terço de plástico, tal como os outros elementos do grupo. Um terço, para rezar, oferta da Catequese. É nas aulas de catequese que os meninos rezam o terço. Outros rezam, também, em casa.
Catarina já sabe que o final da missa da peregrinação tem sempre reservada uma surpresa. Quando vim cá recebia um livrinho, recorda. Este ano não foi excepção. Recebeu um livro com a história da vidente Jacinta.
Esta peregrinação teve algo de diferente. É mais gira porque a Jacinta, se estivesse viva tinha 100 anos, conta. Em 2010, esta é a segunda vez que a menina veio a Fátima, depois de já cá ter estado com os colegas da escola, numa visita de estudo.
De Pinhel veio um grupo de 51 meninos. Distinguem-se porque envergam uma t-shirt vermelha e preta com a frase Uma fronteira que nos une e que contém a indicação de localidades de fronteira como Pinhel, almeida, do lado português, e outras do lado espanhol. É tipo um cordão para não nos separarmos, explica Inês Valente.
O grupo saiu de Pinhel às 6h15. Chegaram ao Santuário, ofereceram flores a Nossa Senhora e regressaram, depois do almoço.
Viemos ver Maria e Jacinta é uma santa a quem Nossa Senhora apareceu conta a criança, a quem a avó lhe pergunta se quer rezar o terço com ela. Já vim (a Fátima) muitas vezes com os pais e avós, mas com os meninos da catequese, é a primeira vez, explica a miúda.