antónio Guterres começa amanhã, 15 de Junho, o segundo mandato à frente do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados
antónio Guterres começa amanhã, 15 de Junho, o segundo mandato à frente do alto Comissariado das Nações Unidas para os RefugiadosO português manifestou o seu reconhecimento pela decisão. No Parlamento Europeu, considerou um privilégio e uma honra extraordinários continuar a dedicar o seu trabalho a uma causa a favor daqueles que, porventura, têm no mundo a mais vulnerável das posições.
a recondução tinha sido proposta pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-Moon, e aprovado em assembleia Geral, a 24 de abril. a sua primeira eleição decorreu a 15 de Junho de 2005, sucedendo ao holandês Ruud Lubbers.
Distinguido com dois Prémios Nobel da Paz, o aCNUR é uma das principais agências humanitárias do mundo. Está presente em cerca de 120 países e ajuda milhões de refugiados, deslocados e repatriados. Mais de 85 por cento do pessoal do aCNUR está presente no terreno e confronta-se frequentemente com situações difíceis e perigosas. O orçamento de 2010 é de 2. 4 mil milhões de euros.