Importantes reservas minerais no afeganistão poderiam tornar-se o centro da economia do país, revelam cientistas americanos. Há, no entanto, alguns senãos
Importantes reservas minerais no afeganistão poderiam tornar-se o centro da economia do país, revelam cientistas americanos. Há, no entanto, alguns senãosGeólogos norte-americanos fizeram uma importante descoberta que acreditam poder mudar o futuro do afeganistão. Segundo estudos realizados pelo grupo de cientistas, divulgados na imprensa norte-americana, o subsolo afegão resguarda importantes reservas de preciosas matérias-primas, inexploradas. Essa riqueza poderia tornar o país, num dos principais exportadores mundiais, alegam.
Os cientistas e responsáveis do Pentágono, responsáveis por essas conclusões, referem a existência de importantes reservas de lítio. O elemento químico é utilizado no sector das novas tecnologias; actualmente, a Bolívia é líder desse mercado. Falam ainda na existência de niobum, metal utilizado na produção de aço, ouro, cobre e ferro. Responsáveis norte-americanos falam num potencial incrível que se poderá tornar o centro da economia afegã, adianta o jornal francês, Le Figaro.
Há, no entanto, alguns senãos. a começar pela capacidade de explorar as riquezas do subsolo, que um país em guerra não dispõe. as infra-estruturas mineiras e industriais necessárias poderão levar dezenas de anos até estarem prontas. Depois, há que não esquecer o desafio que tal descoberta constitui num país onde a corrupção é muita. O afeganistão terá de fazer grandes progressos na sua governação, para que esta seja um verdadeiro factor de desenvolvimento e não o contrário, insiste o Le Figaro.