Uma nova lei vem alterar as condições de elegibilidade de políticos brasileiros. Uma vitória de todos, «a realidade de um sonho que era utópico», para o movimento responsável
Uma nova lei vem alterar as condições de elegibilidade de políticos brasileiros. Uma vitória de todos, «a realidade de um sonho que era utópico», para o movimento responsávelO Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pode agora comemorar uma importante vitória: o Projecto de Lei de iniciativa popular Ficha Limpa foi aprovado. a 10 de Junho, o Tribunal Superior Eleitoral decidiuque a lei será aplicada já nas próximas eleições, em 2010. O presidente brasileiro, Lula da Silva, tinha sancionado a 4 de Junho este polémico projecto.
a Ficha Limpa altera a lei das inelegibilidades, proibindo políticos com determinadas acusações na justiça de se candidatarem. a nova lei prevê que candidatos com condenação criminal por um órgão colegial, mesmo com hipótese de recurso, sejam impedidos de obter o registo de candidatura. Estes serão considerados inelegíveis.
Jovita José Rosa, directora da secretaria executiva do Movimento, considera tratar-se de um vitória de todo o povo brasileiro. É a realidade de um sonho que era utópico, a gente barrar pessoas que queriam entrar para política para se beneficiar da impunidade, chamada de imunidade parlamentar, afirmou, segundo a agência adital. a responsável alertou para a necessidade de todos estarem atentos ao historial de um candidato.