Um dos mais graves problemas sociais da Coreia do Sul é o do desaparecimento de crianças. O número aumentou cerca de 230 por cento entre 2004 e 2008
Um dos mais graves problemas sociais da Coreia do Sul é o do desaparecimento de crianças. O número aumentou cerca de 230 por cento entre 2004 e 2008O Instituto Coreano de Criminologia publicou um relatório com números verdadeiramente assustadores e preocupantes. Em 2004 tinham desaparecido 4. 066 crianças, mas em 2008 o número foi de 9. 470. O relatório indica ainda que, entre 2006 e 2006, o número de crianças do sexo masculino diminui de 63 para 51 por cento.
Muitas crianças são abandonadas a si próprias, porque ambos os pais têm de trabalhar e não há quem olhe por elas. Outras desaparecem no perímetro das escolas, facto que levou a câmara municipal de Seul a reforçar a vigilância com um sistema de vídeo (CCTV). Outra medida que está actualmente a ser ponderada consiste em disponibilizar pulseiras electrónicas portáteis, de modo a que os pais possam estar ao corrente da sua localização.
Estas medidas foram elaboradas após a descoberta do corpo de uma jovem de 13 anos, a qual tinha sido violada e assassinada em Busan, a segunda maior cidade coreana. apesar do aumento de crianças desaparecidas, o sistema de procura e localização das mesmas não sofreu qualquer melhoria nestes últimos anos.