Via cada vez mais popular para cidadãos da Somália que tentam fugir da violência e do sofrimento do seu país acabou em tragédia, com a morte de nove nas águas
Via cada vez mais popular para cidadãos da Somália que tentam fugir da violência e do sofrimento do seu país acabou em tragédia, com a morte de nove nas águas a agência de refugiados da ONU manifestou esta sexta-feira tristeza ao tomar conhecimento da morte de nove somalianos que se afogaram quando tentavam alcançar Moçambique para pedir asilo. Esta é uma via cada vez mais popular para os somalianos que tentam fugir da violência e do sofrimento do seu país – mesmo que Moçambique seja o 10º país mais pobre do mundo.
Os nove somalianos faziam parte de um grupo de 77 que tentava chegar à costa moçambicana por barco quando foram forçados – aparentemente, por membros da tripulação que os transportava – a lançarem-se ao mar, a 30 de Maio, segundo Melissa Fleming, porta-voz do alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (aCNUR).
algumas pessoas foram resgatadas por pescadores, enquanto outras 36, que se recusaram a deixar o barco, acabaram por ser levados para [a cidade de] Palma, adiantou Fleming.